segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Revestimentos de fachada

Um assunto bacana de abordar e que rende muita conversa são revestimentos. Mas revestimentos de pedra, tijolos, cerâmica são comuns demais... decidi trazer pro blog revestimentos diferentes!


A primeira é um pavilhão em Copenhagen, Dinamarca. Um projeto no meio de um playgroud que normalmente servia para grafiteiros agora é coberto com espelhos que deformam o reflexo - aqueles das casas dos espelhos dos circos... Além de ser muito divertido para as crianças, trouxe vida com o reflexo do bonito entorno da praça. Projeto da MLRP Architects.

Instalação artística feita de mochilas na fachada da Haus der Kunst (Casa das Artes), em Munique, Alemanha. Feita pelo artista Ai Weiwei, chinês.

Uma fachada de vidro... tá certo, comum... mas é uma residência e o vidro, além de ir até o ponto mais alto da fachada, tem alguns pontos em que é curvo. Arquiteto Andrey Tiguntsev.

Casa Corten de Marcio Kogan, brasileiro. Corten é um tipo de aço muito usado na construção civil que contém elementos que fazem com que seja três vezes mais resistente à corrosão. Cria uma película de oxidação que o deixa com essa coloração alaranjada. 

Portas recicladas. Este é o material da fachada deste próximo prédio: 10 andares revestidos com 1000 portas salvadas de demolições o que traz a essa fachada uma profusão de cores e texturas. O responsável por essa "sandice" é o artista sul-coreano Choi Jeong-Hwa.

E vamos para algumas construções sustentáveis. Esta, um pavilhão efêmero, feito para durar três anos e ser desmontado. Tem estrutura metálica por este motivo e é uma demonstração de uma construção residencial sustentável. Vector Architects, em Beijing, China. 

Construção totalmente sustentável, com bambus de revestimento de fachada.  Instalação de estudantes noruegueses para um grupo de órfãos na Tailândia. Link para o site da organização sem fins lucrativos, TYIN tegnestue Arkitekter. 

Desenvolvido para o Festival Acadêmico Anual em Porto, Portugal pelos arquitetos da DOSE, este pequeno bar tem estrutura de madeira e um revestimento de tubos azuis corrugados presos com atilhos brancos. A noite com o interior iluminado, produz um efeito bem bacana!

Mercado comunitário no Japão, na cidade de Yusuhara. Resgatando a arquitetura secular japonesa, este misto de mercado e hotel tem na fachada, painéis de fenos. Interessante, aposto que isto se traduz em um bom revestimento térmico. Kengo Kuma e Associados.

Outra casa de vidro... ok, ok, nada de mais... Mas esta tem uma fachada à frente com cortinas automáticas que fecham para filtrar a luz e dar mais privacidade. Projeto em Long Island, NY, da Kanner Architects. 

Projeto espetacular da estudante de arquitetura, agora arquiteta Virginia Melnyk para uma boate no Japão. Mesmo sendo um projeto, mereceu estar no post. Cores materiais e formas que combinam bem com o programa. 

 Centro Cultural em Yalova, Turquia. Chapas de aço perfuradas em aberturas móveis numa "sobre-fachada" que protege o interior do sol. Bonita solução da Emre Arolat Architects. 

Que tal um revestimento inflável? Exibição de arquitetura sustentável em Los Angeles.

E por fim, uma antiga e criativa solução. Com muitos sobretudos em estoque, este lojista decidiu expô-los todos na fachada de seu edifício. Claro que as autoridades o mandaram desmontar a vitrine inusitada, mas acabou vendendo todos os casacos. ;-) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário