terça-feira, 6 de março de 2012

Mormanis House

Residência localizada em Dover Highs, Subúrbio de Sydney, Austrália, em um terreno em desnível que possui visão panorâmica sobre o Porto de Sydney e além.
Com equilíbrio entre transparência e solidez na pele da edificação, os arquitetos conseguiram uma interessante dualidade entre privacidade e exploração da vista.
O programa foi desenvolvido como uma sequência de espaços interligados. Ao entrar na casa pelo nível superior, os visitantes poderão experimentar as vistas espetaculares. Descendo as escadas, passa-se pelo nível dos dormitórios e chega-se ao nível da área de jardim e entretenimento do piso inferior.
Clarabóias e amplas janelas permitem que entre muita luz natural para os ambientes.
O projeto ganha destaque também pelo contraste que foi criado entre as paredes brancas e materiais naturais como pedra, madeira e chapas de zinco.
Projeto da MPR Design Group.

Convido aos leitores a se aterem aos detalhes da construção de uma residência deste nível como o pequeno apoio metálico da laje de cobertura da entrada da casa, que fica sobre a placa de pedra; o desenho do revestimento da escada frontal, com negativos e positivos; o forro de gesso que possui saídas do ar condicionado e embute o trilho das grandes esquadrias; o pequeno afastamento dos degraus da escada; enfim, uma obra de arte: do ponto de vista do projeto e da execução!














Nenhum comentário:

Postar um comentário